terça-feira, 1 de abril de 2014

Investigação empírica


         
           Para estudar um fenómeno é feito um tratamento numérico das observações desse mesmo fenómeno – Quantificação – através da medição de variáveis, estimação dos parâmetros a partir da amostra e testes estatísticos.

            A Investigação Empírica é um tipo de estudo onde se fazem observações para compreender melhor o fenómeno a estudar. Permite construir explicações e/ou teorias mais adequadas, com base em dados reais e empíricos, estando por isso na base da investigação em Ciências Naturais e Sociais.
      

Há três tipos de investigação empírica:

·         Investigação Pura
Objetivo: descobrir factos novos para testar deduções feitas a partir de teorias que no momento da investigação parecem não ter aplicação prática (contribuindo assim para o conhecimento teórico).

·         Investigação Aplicada
Objetivo: descobrir factos novos para testar deduções feitas a partir de teorias que possam ser aplicadas a médio prazo.

 
·         Investigação Aplicável
Objetivo: descobrir factos novos que possam ser aplicados a curto prazo.

            A investigação empírica exige a definição de objetivos (para enriquecer o conhecimento), escolhas (tema e hipóteses a testar), planeamento (método para a recolha de dados) e pensar adiante (planear a análise dos dados antes da investigação empírica).

Sem comentários:

Enviar um comentário